sábado, 31 de dezembro de 2011

Mensagem FELIZ OLHAR NOVO


Desejo a você "Um Feliz Ano Novo" com...
366 dias de felicidade;
52 semanas de saúde e prosperidade;
12 meses de amor e carinho;
8784 horas de paz e harmonia.
Que neste novo ano você tenha 2012 motivos para sorrir e ser feliz.


Aproveito a oportunidade para agradecer o carinho e a parceria que tivemos durante o ano de 2011 e desejo em 2012 continuar compartilhando com todos vocês este nosso espaço. 
Um beijo e FELIZ ANO NOVO! 


sábado, 10 de dezembro de 2011

Formatura do 9º ano

Quarta-feira, dia 7/12/11, os 10 GECs estiveram reunídos no Clube Monte Líbano, na Lagoa para realizar a Cerimônia de Formatura dos alunos do 9º ano. A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, discursou para os alunos, responsáveis, professores e equipe de Direção dessas escolas, além das coordenadoras de CREs. Heloisa Mesquita, gerente do projeto, também esteve presente. Cantamos o Hino Nacional e ouvimos o discurso de 2 alunos que representaram os demais. Todos prestaram juramento, e  um aluno por GEC, recebeu seu diploma (simbólico) das mãos da Sra.Secretária. Para encerrar a noite, depois da "chuva de papel prateado", ouvimos a orquestra Tabajara e músicas com Dj.
Nós da Sala de Leitura também estávamos lá e acompanhamos a emoção de cada momento, principalmente para os responsáveis.

 Elizabeth (Bibliotecária) e Eu (Profª. regente de SL)  

                                             
Para nossos jovens alunos, foi uma noite inesquecível.
Parabéns formandos das turmas 1901, 1902, 1903, 1904 e 1905!
Vocês fizeram por merecer participar desta maravilhosa comemoração.

         

sábado, 3 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Este foi um ano de muitas novidades. E a nossa sala de leitura acompanhou todas essas mudanças.

Nossa escola passou a fazer parte de um grupo de escolas diferenciadas chamadas de Ginásio Experimental Carioca(GEC). Com uma educação em tempo integral, professores que atuam de forma polivalente a partir de áreas de ensino, salas temáticas,  protagonismo juvenil, eletivas e projeto de vida. Tudo isso, baseado nas quatro premissas que norteiam o plano de ação do GEC, que são:

APRENDER A CONVIVER – aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências;

APRENDER A CONHECER – saberes que permitem compreender o mundo;
APRENDER A FAZER – desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões;
APRENDER A SER – preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos; exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação.













A parte diversificada é decisiva na construção da identidade de cada escola e cabe aos professores despertar nos estudantes a curiosidade e o aprofundamento de temáticas por eles sugeridas, articulando-se com as demais disciplinas, favorecendo um espaço rico e diversificado para discussões, estudos, intervenções, produções, criatividade, atitude interdisciplinar, construção do conhecimento e enriquecimento do currículo individual e da Escola. 


domingo, 27 de novembro de 2011

Carta à Sala de Leitura

            Compartilho com vocês a carta que a Professora Elisiene (Língua Portuguesa) da turma 1803 escreveu à sala de leitura sobre o trabalho realizado a partir da nossa sugestão leitura do livro Recontando Machado.

            "A partir da importância em se trabalhar com alunos(leitores), textos verbais, não-verbais e, sobretudo, a percepção natural da intertextualidade, a turma 1803 desenvolveu o cartaz "Visão do Mundo". Para tanto, utilizamos o livro Recontando Machado (org.: Luiz Antonio Aguiar) que já traz a intertextualidade em sua proposta.
              Logo, para intensificar esta temática adotamos dois contos destes livros e os representamos através de textos não verbais. São eles: "Ideias de canário" (Machado de Assis) e "De dentro do ovo para dentro da gaiola" (Marcelino Freire).
               Os dois trazem, entre outras questões literárias e filosóficas, o questionamento sobre o que é o mundo. Para tanto, Machado dá voz a um canário e Marcelino a um velho que tinha uma aparência de profeta e depois é metaforizado em um "velho canário".
                Lido estas riquezas, fomos à internet bucar imagens que representassem os principais momentos destas narrativas. Montamos um cartaz virtual no computador, articulamos-o com pequeno trechos poéticos, ampliamos-o, imprimimos-o e pensamos termos feito, dentro da nossa de aula, uma obra não sabemos se prima, mas uma obra nossa".

Agradeço imensamente o carinho da professora Elisiene que abraçou a ideia de trabalhar um livro de leitura com seus alunos e o fez de maneira tão brilhante. Parabenizo também à turma 1803 pelo excelente trabalho realizado. 


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Premiação da Poesia na Escola

Nesta sexta-feira (dia 25), 100 alunos e 100 professores e funcionários das escolas da Prefeitura do Rio foram premiados pelo projeto Poesia na Escola, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro. Na cerimônia, os estudantes ganharam o livro “Mil Pássaros”, de Ruth Rocha, e os profissionais da rede receberam o livro “Manoel de Barros Poesia Completa”. O concurso faz parte do programa Rio, uma Cidade de Leitores, cujo objetivo é incentivar o prazer à leitura literária entre os estudantes e profissionais das escolas da Secretaria Municipal de Educação.
 A gerente do projeto Poesia na Escola, Simone Monteiro, que estava representando a secretária de Educação, Claudia Costin, falou sobre a importância do incentivo à leitura. - É com muita emoção e alegria que estou aqui coroando mais este trabalho do programa Rio, uma cidade de leitores. Através da poesia todos nós podemos nos revelar e nos mostrar ao mundo.

Eu com Michele e Glaucia (professoras autoras)  

Eu e Gabriel

Eu, Gabriel e Ana Cristina

Felicidade, Denise, Michele e Glaucia

Eu e as professoras de Sala de Leitura do meu Polo

Gabriel declamando poesias de Cecilia Meirelles e Carlos D. de Andrade

Simone Monteiro e o poeta Ondjaki

Eu, Simone e Luci

Eu com o escritor e poeta angolano Ondjaki

Eu a harpista Silvia Braga

Eu e Jose Luis Goldfarb

Eu, Ondjaki e Ana Cristina

Uma manhã onde a emoção se fez presente em todos os momentos.

Leitores campeões

Estes foram os alunos que mais se destacaram nos empréstimos de livros da sala de leitura. Com uma média mensal de 3 a 4 livros lidos.

Ingrid (1705) - Juliana (1703) - Patrick (1703) - Miriane (1805) - Amanda (1705) - Leonardo (1801) 
Thayane (1903) - João Victor (1705) - Mariana (1704) - Eliana (1702) - Fellipe Roberto (1803) 
Djannyfer (1701) - Bruna Santos (1802) - Gabrielle (1702) - Matheus (1705) - Mylena (1703) 
Samara (1704) - Ana Clara (1702) - Thiago (1705) - Jonathan (1703)

Parabéns queridos leitores!!!


Encontro Anual de Professores de Sala de Leitura

Ontem dia 24/11 participei da Primavera de Livros, um evento promovido pela SME e pela Libre no Museu da República. Um momento de encontros, de trocas, de conhecimento...

Professoras das Salas de Leitura dos Ginásios Experimentais Cariocas

 
Nós e livros. Só alegria!

Encontro com os autores Suzana Fuentes e Henrique Rodrigues

Eu e Beth, minha bibliotecária


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campanha “Leitura nas férias”


          A campanha “Leitura nas férias” envolve um conjunto de ações voltadas ao estímulo da leitura literária dos alunos durante as férias escolares, no mês de janeiro, favorecendo o hábito da leitura por prazer.

As férias estão chegando...
  Tempo de brincar,
                   descansar,
                   encontrar amigos e
                  viver novas aventuras.

Na Sala de Leitura tem um livro
esperando por você.
Aproveite suas férias para ler um bom livro.

Leitura nas Férias:
Empréstimo de livros para alunos do 4º ao 8º anos do Ensino Fundamental nas Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais.

Querido aluno leitor a nossa sala de leitura tem a sua espera um acervo bem variado de autores e gêneros literários. Faça logo a sua escolha e garanta sua leitura de férias.
Ler também é divertimento. Experimente!

 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Visita ao Ginásio Pernambucano

O Ginásio Pernambucano é uma tradicional instituição de ensino médio da cidade do Recife, estado de Pernambuco, atualmente localizado na rua da Aurora, nº 703, bairro de Santo Amaro.

Em 2004, o Ginásio foi reinaugurado como Centro de Ensino Experimental (CEE), um projeto idealizado por um grupo de empresários e educadores e realizado em parceria com o governo do Estado. A fórmula inclui atendimento ao aluno em tempo integral, treinamento e elevação salarial para os professores, premiação por resultados, aperfeiçoamento da gestão, controle social e integração comunitária.


Eu estive lá e conheci de perto um pouco das dependências do colégio, principalmente o Museu de História Natural, organizado pelo naturalista francês Louis Brunet e a Biblioteca, fundada pelo professor João Regueira Costa.





Acessem o vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=9814LxmlMOA  e vejam um pouco mais dessa visita.


Livros para os formandos de 2011

Esse ano, os alunos que concluirem o Ensino Fundamental, 9º ano, receberão da SME um kit com dois volumes da coleção Harry Porter ( A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta ). Uma lembrança e um incentivo à leitura, para os alunos que começarão uma nova etapa em suas vidas!

Boa leitura para todos!

Deixe aqui a sua opinião sobre essa escolha. Participe!

domingo, 20 de novembro de 2011

Primavera dos Livros


A 11ª edição da PRIMAVERA DOS LIVROS  acontecerá pelo quinto ano consecutivo nos jardins do Museu da República, no Rio de Janeiro, de 24 a 27 de novembro de 2011.

Este evento é organizado pela Liga Brasileira de Editores (LIBRE) e é totalmente gratuito para o público.

Esta edição da PRIMAVERA DOS LIVROS reunirá cerca de 100 editoras independentes, que estarão apresentando cerca de 10.000 títulos.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER AS EDITORAS E OS TÍTULOS:
www.libre.org.br/catalogo.asp

Estão previstas palestras, debates, encontro com autores, lançamento de livros e apresentações artísticas.

A VENDA DE LIVROS PELAS EDITORAS TERÁ DESCONTOS DE ATÉ 40% PARA O PÚBLICO VISITANTE E DE 50% PARA OS PROFESSORES.

Imperdível!!!


Querido leitor participe desse evento! Não fique de fora dessa festa, aproveite a oportunidade de enriquecer o seu acervo pessoal com os descontos que estão sendo oferecidos pelas editoras.


Canções do Exílio

Este foi o documentário que assistimos no cinefliporto.
Canções do Exílio : a Labareda que Lambeu Tudo" reúne depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Jards Macalé sobre um período conturbado da vida brasileira : a onda de prisões que se seguiu à decretação do Ato Institucional Número-5, em dezembro de 1968. Presos em São Paulo e transferidos para o Rio,onde passaram por três quartéis, Caetano Veloso e Gilberto Gil terminaram deixando o Brasil e seguindo para o exílio em Londres. Os depoimentos revelam episódios desconhecidos do público, como, por exemplo, o show que Gilberto Gil, preso, fez para a tropa, no quartel,a pedido do comandante. Caetano Veloso descreve,com detalhes, os diálogos que teve com o cineasta Glauber Rocha, no exílio, sobre o papel dos militares na vida política brasileira. Um dos destaques de Canções do Exílio é uma participação especial de Paulo César Peréio, um dos nomes mais marcantes do cinema brasileiro nas últimas décadas.

Assista e deixe seu comentário também.


sábado, 19 de novembro de 2011

Premiação na ABL

Nossa aluna Kelly Silva de Araujo recebeu da SME dois livros para seu acervo pessoal, na premiação da Maratona Escolar Erico Veríssimo que aconteceu dia 18/11, na ABL.

A alegria de Kelly

Carlos Nejar, Helena Bomeny, Evanildo Bechara, Arnaldo Niskier

Eu e Kelly com o acadêmico Carlos Nejar

Silvia(Diretora da escola), Celia Napole(Coordenadora da 5ª CRE), Kelly, Eu(Profª da SL) e Elizabeth(Bibliotecária)

Kelly e Eu com o acadêmico Evanildo Bechara

Kelly e o acadêmico Arnaldo Niskier



Fliporto - Maior festa literária do Brasil

A VII edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco teve como tema "Uma viagem ao Oriente" e aconteceu entre os dias 11 e 15 de novembro.
O tema surgiu a partir do homenageado da Festa, o escritor pernambucano Gilberto Freyre.
Durante cinco dias de evento, a cidade, considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, teve a sua veia de cultura reforçada através de palestras, mesas e discussões com personalidades e escritores diretamente ligados ao tema.
Grandes nomes estiveram presente, tais como: Deepak Chopra (guru indiano), Marcos Vinicius Vilaça (presidente da ABL), Derek Walcott (Prêmio Nobel de Literatura), o jornalista Geneton Moraes Neto, o diretor de cinema Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki (diretora de cinema e tv), Guel Arraes ( diretor cinematográfico), Frei Betto, Nelson Motta, Ryoki Inoue... entre outros.

Eu também estive lá e tive a oportunidade de vivenciar de perto esse evento e participar intensamente da festa na cidade de Olinda.


 






 

 Fliporto uma ponte entre Ocidente e Oriente por meio das letras.