Nossa escola passou a fazer parte de um grupo de escolas diferenciadas chamadas de Ginásio Experimental Carioca(GEC). Com uma educação em tempo integral, professores que atuam de forma polivalente a partir de áreas de ensino, salas temáticas, protagonismo juvenil, eletivas e projeto de vida. Tudo isso, baseado nas quatro premissas que norteiam o plano de ação do GEC, que são:
•APRENDER A CONVIVER – aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências;
•APRENDER A CONHECER – saberes que permitem compreender o mundo;
•APRENDER A FAZER – desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões;
•APRENDER A SER – preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos; exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação.
A parte diversificada é decisiva na construção da identidade de cada escola e cabe aos professores despertar nos estudantes a curiosidade e o aprofundamento de temáticas por eles sugeridas, articulando-se com as demais disciplinas, favorecendo um espaço rico e diversificado para discussões, estudos, intervenções, produções, criatividade, atitude interdisciplinar, construção do conhecimento e enriquecimento do currículo individual e da Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário